sexta-feira, 30 de julho de 2010

A EAD na minha vida...


Eu tenho formação técnica na área de informática industrial, realizado no Centro Federal de Educação Tecnologica de Minas Gerias(CEFET), e trabalho atualmente em uma empresa do ramo. Com o objetivo de ampliar meus conhecimentos e aumentar minha graduação fui em busca das oportunidades oferecidas em minha cidade.
E nessa busca encontrei o curso de Licenciatura em Computação que foi disponibilizado pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora). E nessa idéia embarquei.
No inicio achei que seria muito difícil, pois a distancia geográfica da universidade me impediria de tirar duvidas, trocar idéias e ate mesmo comunicar com os demais alunos.
Com a aula inaugural, promovida no campus da universidade, essa idéia foi desfeita. Tivemos contato com o reitor, outros pólos e foi apresentado o setor do CEAD (Centro de Ensino A Distância) que tem como proposta o desenvolvimento da educação enfrentando as barreiras da distância, que acaba sendo para muitos um empecilho. Para derrubar essa idéia foi nos apresentado também o SAUT (Serviço de Atendimento ao Usuário de Tecnologia) que trabalha na retaguarda usando a tecnologia para dar-nos suporte e auxilio no decorrer do curso.

Nesta etapa conhecemos também qual será a nossa principal ferramenta de estudo que é a plataforma MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Um software de apoio ao aprendizado, criado por Martin Dougiamas em 2001. É através dela que acompanharemos o nosso cronograma de estudos, tendo acesso aos downloads de textos e vídeos explicativos das matérias e outras opções, como a de comunicação com os demais estudantes e com os tutores, deixando-nos mais perto da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário