domingo, 5 de dezembro de 2010

Inclusão Digital e as ferramentas da internet.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao mundo virtual temos hoje a Inclusão Digital.
Que tem por finalidade a expansão das tecnologias da informática e da comunicação englobando
toda a sociedade.
A inclusão digital proporciona a disponibilidade de equipamentos físicos, como os
computadores e também várias ferramentas de comunicação e estudos, como as da internet.
Essas ferramentas trazem aos usuários a facilidade na comunicação, objetividade e ate
mesmo agilidade, nos estudos, nas pesquisas, nas divulgações de seus trabalhos... São elas: emails, fóruns, site de busca e pesquisa, aplicativos de comunicação em tempo real como o MSN, chat, Skype, além dos sites de comunicação, pesquisa cientifica e etc. E com elas a difusão da educação.
Um exemplo que podemos usar é o da EAD (Educação a Distancia), que se utiliza algumas
dessas ferramentas para expandir a educação pelo mundo. Pois além da barreira da distância geográfica, o que limita algumas pessoas ao acesso às faculdades, tem-se a comodidade de estudar em qualquer lugar, bastando somente estar conectado a um computador.
Dentre as ferramentas da internet podemos destacar os Fóruns onde a comunicação entre
professores e alunos ou alunos com alunos tem mais objetividade aumentando o grau de interesse na expansão e aquisição de conhecimentos. Dentro de uma plataforma especifica, são usados também os emails´s onde se tiram duvidas, fazem-se questionamentos, onde se entregam os trabalhos virtualmente, alem de outras ferramentas disponíveis para a comunicação levando ao estudo de vários temas.
Como um ponto liga ao outro... Para se ter uma inclusão digital tem que ter profissionais que tenham capacidade de informatizando ensinar... E para se formar esses profissionais precisamos principalmente da inclusão digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário